O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhabela divulgou o resultado final do processo eleitoral para escolha da gestão 2024/2028 do Conselho Tutelar da cidade, ocorrida no último dia 1º de outubro. Passados todos os prazos de recurso, foram eleitos Rosângela Campos, com 342 votos, Sulamirtes Aquino Borges de Jesus, com 328 votos, Dayana Regina dos Santos Oliveira, com 315 votos, Suely Miranda Souto do Vale, com 238 votos e Maria Socorro Justino de Araújo, com 216 votos.
Além disso, foram eleitos suplentes que ficam à disposição para assumir a função, caso haja necessidade. São eles Joseane dos Santos Vidal, que recebeu 165 votos, Carolina Bustamante Oliveira Mota, com 142 votos, Adalberto Henrique da Silva Lopes, que obteve 117 votos, Amélia Rafael de Souza, com 98 votos, e Suellen Cristina de Oliveira Lima, com 85 votos.
Dentre as principais funções do Conselho Tutelar está a recepção e encaminhamento de denúncias de violações de direitos da criança e do adolescente, a promoção de ações educativas no âmbito da comunidade, a requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outras e a aplicação de medidas de proteção, como o encaminhamento para tratamentos médicos, psicológicos e de assistência social.
Com a eleição dos novos conselheiros tutelares e seus suplentes, Ilhabela reafirma o compromisso com a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, proporcionando um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento pleno dessa parcela tão importante da sociedade. Os eleitos estarão prontos para assumir a responsabilidade e trabalhar em prol do bem-estar e da proteção infantojuvenil na cidade nos próximos quatro anos.