Arte/Imagem: Divulgação PMI
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou na última sexta-feira (28) a Festa Julina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Em uma noite repleta de alegria, laços de solidariedade, sentimentos de pertença e coletividade, a festa foi realizada na Casa do Caiçara no Perequê, local que materializa parte dos serviços socioassistenciais realizados com a Comunidade Caiçara do município.
A festa contou ainda com os jovens da Oficina de Cinema do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que filmaram todo o evento como prática para exercitar a linguagem da gravação de um vídeo institucional, cujo objetivo é a produção de um documentário com as memórias dos moradores de Ilhabela, com estreia prevista para o fim do ano.
Diferentes tipos de caldos, curau, cuscuz, bolos e outras delícias foram servidos e todos produzidos pelas integrantes da Oficina de Culinária do próprio Serviço. Houve ainda sorteio solidário, quadrilha e muitos brinquedos para a criançada se divertir.
O SCFV busca romper com ações pontuais, não planejadas e desvinculadas dos objetivos previstos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, para se consolidar como um serviço socioassistencial caracterizado por atividades continuadas e ininterruptas, em coerência com os objetivos da Proteção Social Básica, que são os de prevenir riscos sociais e de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.