A 23ª edição da tradicional Regata do Camarão movimentou Ilhabela no último sábado (26). O evento, promovido numa parceria entre Prefeitura de Ilhabela, Remax Mar&Vela e Pindá Iate Clube, reuniu entusiastas do mar e apreciadores da gastronomia local em uma celebração única.
Mais de 30 barcos se lançaram ao mar com aproximadamente 300 amantes da vela divididos em diversas categorias, como Bico de Proa A, B e C, ORC, RGS, e até mesmo a modalidade extra de Canoa Havaiana. Destacando-se entre os participantes, o veleiro Xamã conquistou a fita-azul ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
“O sucesso da 23ª Regata do Camarão não apenas enaltece a paixão pela vela, mas também celebra a cultura e o espírito da comunidade ilhabelense, unidos em torno de um evento que combina esporte, aventura e os sabores locais”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
O canoísta Nelson Dabril, que participou na modalidade Canoa Havaiana, destacou que “o que vale nessa regata é o espírito da equipe, um evento que reúne verdadeiramente os amantes do mar”.
A largada da regata teve início em frente ao píer da Vila, por volta das 13h. Após completar o percurso pelo canal, os velejadores se reuniram no Pindá Iate Clube, onde desfrutaram da tradicional “canoa de cerveja”, acompanhada, é claro, por diversas porções de camarão.
“Mais uma edição de sucesso, feita por velejadores para velejadores. Ano que vem tem muito mais e esperamos todos para a regata mais saborosa do Brasil”, declarou o organizador, Edmar Alves, da Remax Mar&Vela.
A Regata do Camarão é um evento de destaque no calendário de Ilhabela e conta com o apoio de diversos parceiros, incluindo a Decathlon, Corona Extra, Caktus Ocean Concept, Marcelo Molina, Sicredi, Top Tintas e NorthSails. Além disso, o evento faz parte da programação oficial do 28° Festival do Camarão de Ilhabela, trazendo um toque único de sabor e aventura ao festival.
Um ponto especial dessa edição foi a emocionante homenagem prestada ao saudoso velejador e juiz de regata, Dionysio Sulzbeck, que faleceu aos 87 anos em 2022. Sulzbeck deixou uma marcante contribuição para a vela em São Paulo e em Ilhabela, desempenhando um papel crucial na consolidação desses esportes na região. Sua memória e legado foram honrados ao nomear o evento com seu nome. Ao longo de décadas, ele desempenhou um papel fundamental como juiz em diversos eventos náuticos de renome na América Latina, incluindo a Semana de Vela de Monotipos e a Semana de Vela Oceano de Ilhabela, além de presidir a FEVESP (Federação de Vela do Estado de São Paulo).
Classificação
Fita Azul – Xamã
Bico de Proa A
1° – Áries
2° – Travessura
3° – H2Orça
Bico de Proa B
1° – Cambada
2° – Hélios
3° – Bocalupo
Bico de Proa C
1° – Barracuda
2° – Bye Bye
3° – Mister Zé
ORC
1° – Xamã
2° – Luck Alforria
3° – Jazz
RGS
1° – Zeus
2° – Tanuki
3° – Aventador
Canoa Havaiana
1° – Mahalo Rai
2° – Genisis
3° – Mauri