Arte/Imagem: Divulgação PMI
O tradicional Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, que está na sua 45ª edição, está com inscrições abertas até o dia 20 de julho. Os interessados podem acessar o regulamento e a ficha de inscrição disponíveis no link “Exposição Waldemar Belisário” no site: https://fundaci.org/ilhabela/ ou no link disponibilizado nas redes sociais: www.facebook.com/fundaciilhabela.
O Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário é uma exposição que reúne obras de artistas brasileiros e tem como objetivo promover a arte contemporânea e destacar novos talentos em diversas categorias, divulgando e promovendo as belas artes no Litoral Norte, bem como todo o território nacional.
Durante a exposição, o público pode apreciar diversas obras de diferentes disciplinas. As categorias estão divididas em pintura, escultura, técnica mista, desenho, fotografia, gravura e arte livre infanto-juvenil (artistas de 12 a 18 anos) concorrentes a premiações que variam entre R$ 600,00 e R$ 6.000,00.
Ao longo dos anos, o Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário tem contribuído para a formação de novos artistas e para o fortalecimento da cena artística no país. Alguns dos artistas que já participaram da exposição se tornaram referências na arte brasileira. O evento é organizado pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela – Fundaci.
Mais informações podem ser obtidas na sede da Fundaci, localizada na Av. Dr. Carvalho, 80, Vila – Centro Histórico, por meio do e-mail gabinete@fundaci.org ou pelo telefone (12) 3896-1747.
Waldemar Belisário e Ilhabela
Ilhabela tem abrigado inúmeros artistas que buscam inspiração para suas obras. O pioneiro foi Waldemar Belisário, que chegou ao município em 1929 para retratar a natureza exuberante e levar para a Europa, em uma viagem que ganhou do governo federal. Por razões políticas, o artista nunca fez essa viagem. Acabou fincando em Ilhabela por vários anos, onde conheceu e casou-se com Celina Guimarães. Foi por meio das obras de Waldemar que Ilhabela passou a ser conhecida no cenário artístico paulistano.
Em 1968 um grupo de artistas locais procurava uma forma de expor suas obras. Após reunir-se com o prefeito da época, foi cedido um local para que expusessem suas obras. Nascia aí o I Salão de Artes Plásticas de Ilhabela que recebeu o nome de Waldemar Belisário.