A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito, realiza desde o dia 9 de maio, nas escolas da rede municipal de ensino, o projeto Teatro de Fantoches, que tem como objetivo promover a educação de trânsito de forma lúdica e divertida no mês de conscientização e atenção ao trânsito, chamado de “Maio Amarelo”.
Por meio de cenários e personagens, o projeto busca transmitir noções de como se comportar de maneira segura no trânsito, conscientizando as crianças sobre a importância da cidadania e inclusão social. O projeto visa, também, preparar os futuros motoristas, pedestres e passageiros para o processo de circulação nas vias públicas.
A iniciativa promoveu muito aprendizado e diversão para as crianças, que puderam aprender sobre o perigo do uso do celular e bebidas alcoólicas ao dirigir, a garantia de direitos de idosos e portadores de deficiências no trânsito e sobre a importância da sinalização.
A aluna Maria Eduarda Oliveira que cursa o 2º ano na E.M. Professor José Benedito de Moraes, aprovou a ação. “Foi muito legal e divertido. Aprendi que não pode atravessar a rua correndo e tem que olhar dos dois lados. Também não posso entrar no carro de pessoas estranhas porque é perigoso”, disse.
Os alunos após a apresentação recebem Cartilhas Educativas de Trânsito, Carteira de Habilitação Mirim e um Talão de Multas Mirim, para que possam trabalhar a conscientização das pessoas de seu convívio social e multipliquem os conhecimentos adquiridos.
Os bonecos foram manuseados pelo do Subtenente PM Edson Centamori e pelos Cabos da Polícia Militar Marta Marques Martins, Marcelo Pereira Aragão, Jair Afonso Silva, Elizeu Varela e Rodrigo Martins Souza, que fazem parte do Programa Educativo de Trânsito, Clube Bem-te-vi e teatro de Fantoches do DETRAN.SP e interagiram com as crianças, promovendo a conclusão dos ensinamentos e animando com música e dança.