Juntas, as três edições do evento levaram serviços, cuidado e cidadania a mais de 2,5 mil mulheres
Cerca de 800 mulheres passaram pela terceira edição do evento “Mulher mais Cidadã”, realizado no bairro do Reino, em Ilhabela, no último sábado (25). A manhã de serviços, cuidados e cidadania possibilitou às moradoras do bairro e adjacências acesso a serviços e orientações de diversos setores da municipalidade e também de parceiros, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ilhabela.
A ação Mulher mais Cidadã foi pensada como forma de atender prioritariamente as mulheres de regiões mais afetadas pelas chuvas de fevereiro, além de fazer alusão às comemorações do Dia Internacional dedicado às mulheres. As duas primeiras edições, realizadas na Praia Grande e Barra Velha (Camarão) respectivamente, atenderam juntas 1.749 mulheres. Somados aos atendimentos no Reino o número ultrapassa 2,5 mil atendimentos.
Testes rápidos de saúde, orientações sobre empreendedorismo, cuidados necessários para evitar a proliferação de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika e chicungunha, esmaltação de unhas e orientação jurídica sobre direitos das mulheres foram algumas das atividades oferecidas no evento.
Cristina Luiza, moradora da Água Branca, aprovou a iniciativa. “Eu vim para medir a pressão e tirar dúvidas. Espero sair daqui com bastante informações sobre saúde”, salientou. Zelita Souza, residente no Green Park, também ficou satisfeita em participar. “A gente foi muito bem atendida. Achei legal porque deu para fazer parte dos exames que a gente precisa e na correria do dia a dia não faz, aqui facilitou bastante”, destacou. Zelita Pereira, residente no bairro do Reino, saiu feliz com a esmaltação de unhas. “É um carinho que a gente precisa. Melhora nossa autoestima”.
O prefeito Toninho Colucci prestigiou o evento e conversou com muitas mulheres, ouvindo anseios e reivindicações. “Estamos muito felizes com o resultado desse projeto. Oferecer serviços e orientações que podem fazer a diferença em suas vidas é obrigação do poder público”, ressaltou.
A administração pretende promover outras edições do Mulher mais Cidadã. A próxima localidade prevista é a região do Itaquanduba, em data a ser divulgada.