A Prefeitura de Ilhabela realizou no último sábado (11) a primeira edição do Mulher + Cidadã, direcionada às moradoras da região sul do município, com profissionais de setores distintos da administração pública e entidades da cidade, oferecendo cuidado, saúde e cidadania no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Mais de 700 atendimentos foram realizados durante o evento entre rodas de conversa, orientações sobre direitos e serviços voltados para mulheres, esmaltação de unhas, testes rápidos de saúde e exercícios com profissionais da Academia de Saúde, ente outros.
“Pensamos em promover uma ação voltada para as mulheres da região sul, que foi a mais afetada pelas chuvas. A obrigação do poder público é dar atenção para a população”, salientou o prefeito Toninho Colucci.
O estande da Saúde atendeu cerca de 340 mulheres com testes rápidos e medição de pressão arterial, além de orientações acerca da saúde bucal. No nicho de geração de emprego e renda, estiveram presentes profissionais do Banco do Povo, Sebrae Aqui, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e a Sala do Empreendedor, que juntos realizaram mais de 90 atendimentos. Agentes da Defesa Civil também participaram da ação, tirando dúvidas e oferecendo dicas de segurança na prevenção a desastres naturais.
Outro serviço muito procurado pelas mulheres que passaram pelo evento foi a esmaltação de unhas promovida pelas alunas do curso de manicure do Fundo Social de Solidariedade. A moradora do bairro do Bexiga, Maria Helena, falou sobre o atendimento recebido tanto no evento quanto em outros serviços oferecidos pela Prefeitura. “Estou participando aqui hoje, já pintei as minhas unhas com uma profissional maravilhosa e gosto muito do atendimento do postinho que tem profissionais maravilhosos. Toda vez que vou sou muito bem atendida pela equipe toda”, finalizou.
A Ordem dos Advogados do Brasil / Ilhabela (OAB) marcou presença e sanou diversas dúvidas acerca dos direitos da mulher. “Um evento maravilhoso e muito importante para a sociedade esse acolhimento para todas as mulheres”, observou a advogada Roberta Melo, reforçando que a entidade presta atendimento assistencial às segundas.
Voluntários do Rotary Club de Ilhabela auxiliaram na organização e logística das atividades realizadas ao longo das atividades. “O Rotary é um clube de serviços que gera impacto em todos, então quando a ação vem por parte do município a gente fica mais feliz ainda, porque é essa união de forças para que a gente possa trazer um bem-estar melhor para a população e para quem mais necessita”, ressaltou Marisa Rodergas, voluntária do Rotary Club de Ilhabela.
Representando o Comitê de Vigilância, Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a profissional Carolina Gui Rosatti destacou a importância da entidade e como ela atua no município. “É importante que a comunidade saiba que o município conta hoje com o comitê que está pensando e trabalhando para que a gente possa minimizar as questões relacionadas a violência da mulher. Hoje nós contamos tanto nos postos de saúde como no CREAS, assistentes sociais que estão preparadas para acolher esta mulher que está em situação de violência”, salientou.
Mulher + Cidadã no Camarão
No próximo sábado, 18, as mulheres do bairro do Camarão, na região da Barra Velha serão beneficiadas com a segunda edição do evento Mulher + Cidadã, das 9h às 12h na Escola Municipal Paulo Renato Costa Souza, na Estrada do Camarão, 455 na Barra Velha.
A ação “Mulher mais cidadã” integra a programação do evento “Mulheres: mente, voz e coração” que segue com outras atividades até 2 de abril. Confira no link (https://bit.ly/3L5dFEa).