Foto: Paulo Stefani
Moradores do Bonete já começam a perceber as melhorias do investimento em saneamento básico na comunidade tradicional. São cerca de R$ 2 milhões investidos pela Prefeitura de Ilhabela na obra dos Sistemas de Biodigestores, que deve levar o tratamento de esgoto para todas as residências e comércios do local.
O secretário-adjunto das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, Felipe Caranha, conta que os moradores da comunidade relataram que após o início da obra dos Sistemas de Biodigestores, as embarcações que ficam ancoradas no Rio Nema não sofrem mais com manchas e sujeira em seus cascos.
“Estive em contato com os moradores do Bonete e eles me falaram que desde que as primeiras casas foram contempladas com a obra de saneamento na comunidade, o Rio Nema ficou muito mais limpo, o que naturalmente contribuiu para a conservação das embarcações, pois a sujeira que antes vinha pelo rio, como gorduras e manchas, diminuiu bastante nos cascos”, destaca o secretário-adjunto.
Atualmente cerca de 70 residências são contempladas com coleta e tratamento de esgoto de forma adequada e ambientalmente correta. Essa obra visa garantir a qualidade de vida, saúde e proteção do meio ambiente e ainda fomentar o turismo local.
“Levar saneamento básico para o Bonete é um desafio imenso para a administração, que conseguimos superar graças ao comprometimento e à participação de todos, em especial dos moradores”, finaliza o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.