Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura e de Meio Ambiente participou na quarta-feira (30), do I Fórum das Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente do Litoral Norte, promovido pela Prefeitura de Ubatuba.
O objetivo principal da reunião foi a criação de uma carta destinada aos governos de transição, tanto em nível Federal quanto em nível estadual, contendo reinvindicações e sugestões para melhorias nas áreas de meio ambiente, agricultura e pesca.
O secretário das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura de Ilhabela, Ezequiel Alves, salientou que espera grandes resultados deste primeiro encontro. “Essa unidade hoje é um grande ganho para todos nós do Litoral Norte, isso é muito importante e com essa soma acredito que virá grandes resultados, muita coisa boa e um dia de muita motivação”.
Já para a secretária de Meio Ambiente de Ilhabela “É muito importante estarmos discutindo as problemáticas e os ganhos, estar à frente de secretarias como, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca em uma região de que depende praticamente do meio ambiente e o fomento do turismo depende disso é uma problemática, espero que possamos sair com uma construção”, disse.
Durante o evento foram analisados os interesses dos municípios em compor um conselho e um consórcio do Litoral Norte, evidenciando o fortalecimento da união entre as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, as quais possuem características e necessidades próprias, as quais devem ser consideradas nas tomadas de decisão e formulação de políticas públicas que extrapolem a esfera municipal.
Também participaram do encontro: Luiz Fernando Chaves da Silva, secretário municipal de Pesca e Agricultura de Ubatuba; Guilherme Penteado Adolpho, secretário de Meio Ambiente de Ubatuba; Flávio Fernandes de Queiroz, secretário de Meio Ambiente de São Sebastião; Leandro de Oliveira Caetano, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba.