Além das companhias consagradas que vêm para o “Dança e Movimento”, as atrações locais também integram a programação. Nos dias 7 e 8 de dezembro, no Espaço Cultural Pés no Chão, o evento terá apresentações criadas nas oficinas culturais realizadas em escolas, organizações sociais, fundações e outras instituições.
No dia 7 de dezembro, a partir das 19h, teremos o Ballet Infantil da Fundaci, com a coreografia Circo; a Cia Michele Nunes, com seu jazz contemporâneo (em projeto contemplado pelo programa de incentivo Poiesis, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo); os alunos da Etec de Dança São Sebastião com 6 coreografias criadas por eles; e o grupo Pés no Chão Dança Contemporânea, com coreografias do espetáculo Mar (que será encenado na íntegra na semana seguinte).
No dia 8 de dezembro, a partir das 19h, se apresentam os alunos de dança de rua do professor Quinho, tanto os da Associação Somar como os da Fundaci; Cissa Kali com dança cigana, jazz e samba; Pés no Chão Infantil de dança contemporânea, com coreografias do espetáculo Mar; e Raissa, com dança afro e músicos ao vivo.
O 23° “Dança e Movimento” segue até o dia 17 de dezembro e conta com uma programação intensa com espetáculos gratuitos, criados por companhias profissionais consagradas do Estado de São Paulo e uma atração italiana em sua noite de encerramento. A sinopse e programação completa está disponível no site do evento – www.pesnochao.org.br e no site oficial da Prefeitura de Ilhabela.