Os guarda-vidas temporários, selecionados após o processo seletivo e curso de formação pelo Corpo de Bombeiros, iniciam o trabalho efetivo nas praias de Ilhabela a partir desta sexta-feira (11).
Em setembro deste ano, a Prefeitura abriu o edital 04/2022 para a contratação de 12 guarda-vidas temporários, com um salário de R$2.331,35 e com direito a vales refeição e transporte, para atuarem durante a temporada de verão 2022/2023 nas praias do município. O valor é o maior salário oferecido para a categoria entre as cidades do Litoral Paulista.
No verão, as praias recebem mais visitantes e com isso os riscos de afogamento são maiores, pensando nisso, a contratação de guarda-vidas temporários visa promover uma segurança maior aos banhistas, com profissionais treinados divididos em praias estratégicas como: Bonete, Curral, Ilha das Cabras, Castelhanos, entre outras.
Para uma maior segurança, é importante tomar alguns cuidados na praia, como se atentar às placas de sinalização; evitar as costeiras onde há correntes de retorno; evitar nadar após ingerir bebidas alcoólicas; evitar o uso de boias e artigos que tragam uma sensação de segurança, mas que na verdade aumentam o risco de acidentes.