Solas Cia de Ventos em “Viagem ao Centro da Terra”, que abre o evento nesta 6a feira, 11/11, às 19h (foto:divulgação).
Maior evento de dança do Litoral Norte traz 18 espetáculos gratuitos
e imperdíveis entre 11/11 e 17/12.
Depois de dois anos sem a realização do “Dança e Movimento” por conta da pandemia de covid-19, o evento volta ao palco do Espaço Cultural Pés no Chão e ao centro histórico de Ilhabela, com uma programação intensa e diversa. Serão 6 finais de semana em que o público poderá maratonar 14 espetáculos gratuitos criados por companhias profissionais consagradas do Estado de São Paulo – incluindo capital, interior e Litoral Norte – e uma atração italiana em sua noite de encerramento.
A mostra também traz 4 noites com apresentações de grupos locais de amadores e aprendizes, levando ao palco todo o trabalho desenvolvido pelo Pés no Chão e por outras instituições da região.
A primeira leva de apresentações começa no próximo final de semana. Na 6a feira (11/11, às 19hrs), “Viagem ao Centro da Terra”, com a Solas Cia de Vento; no sábado (12/11, às 20hrs), “Expresso Tatu”, com o Corpo de Baile de Caraguatatuba; e no domingo (13/11, às 19hrs), “Sagração do Agora”, com Toshiko e Kae Oiwa, seguido da exibição do documentário “Tao Kae”, do cinegrafista Paulo Alberton. Na 3a feira seguinte, feriado (15/11, às 20hrs), é a vez do grupo de Teatro do Pés no Chão apresentar “Dramaturgia Negra”. Mais abaixo, veja detalhes de cada espetáculo.
Nos finais de semana seguintes, companhias como Cisne Negro, PiA FraUs, Druw, Nau de Ícaros, Raça, Las Titis, Cia de Danças de Diadema, Circo Navegador, Casa Aura Flamenca e Teatro C’Art Comic Education estarão na programação. Vale dizer que todas, exceto Toshiko, já se apresentaram em anos anteriores da mostra com outros espetáculos, o que vai criando uma trajetória para o festival, que conecta os projetos e convida o público a acompanhar esse desenvolvimento.
Das 4 noites destinadas aos grupos locais, duas serão ocupadas com as produções das oficinas artísticas do Projeto Arte enCena, que acontece no Espaço Pés no Chão, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. Uma delas é criação da Oficina de Teatro e a outra, da Oficina de Dança e Acrobacia em Aéreos.
A partir de uma curadoria comprometida com a democratização cultural e a formação de plateia, buscou-se selecionar espetáculos de dança, dança-teatro e circo, com predominância de linguagem contemporânea, que garantam difusão de arte de qualidade para todas as idades.
A programação acontecerá prioritariamente no teatro do Espaço Cultural Pés no Chão. No entanto, quatro delas (25 a 27/11 e 4/12) acontecerão no centro histórico de Ilhabela.
Ao longo de sua trajetória, o “Dança e Movimento” já apresentou aproximadamente 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas e é referência para a dança no estado de São Paulo.
O “Dança e Movimento” é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão em parceria com a Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Sobre o Pés no Chão
O Espaço Cultural Pés no Chão é uma OSCIP que atua desde 2001 no desenvolvimento de projetos com crianças, adolescentes e jovens no município de Ilhabela, realizando a criação de produtos culturais, como espetáculos de teatro, dança e aéreos, que são apresentados para a comunidade. Nesses mais de 20 anos, suas oficinas atenderam mais de 4 mil alunos, que entraram em cena no palco do Pés no Chão. Além disso, já promoveu aproximadamente 500 espetáculos profissionais e amadores, traçando um caminho importante de formação de plateia e de democratização cultural. www.pesnochao.org.br / @pesnochao20
ABAIXO:
* AGENDA E SINOPSES DOS ESPETÁCULOS DE 11 A 15/11
* QUADRO DE PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO – DE 11/11 A 17/12
CONTATO COM A IMPRENSA:
Camila Prado 11 99602 9484
AGENDA e SINOPSES – 11 a 15/11
Sexta-feira, 11 de novembro, 19h
“VIAGEM AO CENTRO DA TERRA”
Cia Solas de Vento
Local: Pés no Chão (R. Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela – SP) (foto: Mariana Chama)
Criado em 2015, “Viagem ao Centro da Terra” é sucesso de público e crítica, indicado ao prêmio São Paulo de teatro infantil e jovem 2015 nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator e Melhor Espetáculo.
A adaptação do livro homônimo é contada por três atores que, para dar vida às ideias do Júlio Verne, utilizam técnicas acrobáticas, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos. A encenação conta também com o uso de recursos de vídeo-projeção para captar e projetar formas e ações criadas ao vivo. Uma transformação constante do espaço cênico, compondo transportes, cavernas e outras surpresas, convida o público a desbravar um mundo intraterrestre repleto de perigos, emoções e aventuras.
A companhia foi criada em 2007 na cidade de São Paulo, em parceria entre o francês Bruno Rudolf e o brasileiro Ricardo Rodrigues. Desde então a Cia utiliza em sua dramaturgia elementos do teatro gestual, das técnicas circenses e da dança contemporânea agregados à pesquisa de projeção de vídeo ao vivo. A companhia tem uma trajetória nacional e internacional tendo apresentado seus espetáculos no Japão, Coreia do Sul, China e Alemanha e já foi premiada em várias edições da APCA. Em 2019, a Cia Solas de Vento apresentou “A Volta ao Mundo em 80 dias”, na 22a edição do “Dança e Movimento”.
Sábado, 12 de novembro, 20h
“EXPRESSO TATU”
Corpo de Baile de Caraguatatuba
Local: Pés no Chão (R. Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela – SP)
(foto: divulgação)
O Corpo de Baile de Caraguatatuba traz, com “Expresso Tatu”, dramaturgia inspirada na identidade cultural, a partir do folclore brasileiro. O projeto foi pensado em uma linguagem que converse com diferentes faixas etárias, dando espaço à interpretação. Por meio de cantigas folclóricas, parlendas e brincadeiras infantis, o espetáculo dialoga com o público, estimulando-o a desenvolver senso crítico e empatia em relação à diversidade cultural do povo brasileiro.
“Expresso Tatu” traz do isolamento para os centros urbanos a riqueza de nosso folclore, muitas vezes contado de pai para filho, e que a cada nova versão se insere: “Eu ouvi dizer…”. O projeto investiga o passado e integra-o ao presente, justapondo a tradição e a experimentação, o novo e o ancestral, o universal e o local.
A companhia participa há mais de 15 anos da programação do Dança e Movimento. Todos os espetáculos criados pela cia já foram apresentados no palco do Pés no Chão. Nos últimos anos, várias bailarinas da cia. receberam prêmios de bolsas de estudos em instituições internacionais. Em 2019, o Corpo de Baile de Caraguatatuba apresentou o espetáculo “Carpe Diem” na 22a edição do Dança e Movimento.
Domingo, 13 de novembro, 19h
Toshiko Oiwa e Kae Oiwa Pires
Local: Pés no Chão (R. Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela – SP) (foto: divulgação)
Sagração do Agora! é uma peça de dança de Toshiko Oiwa e seu filho especial Kae, de 11 anos, inspirada na obra “A Sagração da Primavera”, composta por Igor Stravinsky em 1913.
A peça atual propõe uma releitura da obra musical diversa daquela comumente apresentada pelas grandes companhias de dança, que recorrentemente apresentam o tema do sacrifício e o medo da morte, com uma dança derradeira de uma donzela escolhida para o sacrifício. Entretanto, para este duo, a música retrata a natureza selvagem que inclui nosso corpo, e os performers simplesmente interpretam as sensações reais que a música de Stravinsky provoca. Para o público, é um convite a um exercício de observação da arte e da vida.
A obra, contemplada pelo Fomento Cultural de FUNDASS da cidade de São Sebastião em 2021, tem duração de 40 minutos (que é o tempo da música), divididos em duas partes.
Em seguida, o público assistirá a “TAO KAE”, um documentário de Paulo Alberton, com duração de 25 minutos sobre Toshiko e Kae, filmado entre 2021 e 2022 no Litoral Norte de São Paulo, onde moram os personagens. Muito delicado e poético, o filme dialoga com o espetáculo, mostrando a vida cotidiana e a relação com o mar, a comunicação não verbal entre mãe e filho com síndrome de Down e autismo. A trilha sonora foi criada pelo compositor e cantor, Fernando Maynart. Esta obra foi contemplada pelo PROAC 2021.
Terça-feira, 15 de novembro, 20h
“DRAMATURGIA NEGRA”
Grupo de Teatro do Pés no Chão
Local: Pés no Chão (R. Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela – SP)
(foto: divulgação)
Na programação do 23º Dança e Movimento, estão incluídas duas apresentações produzidas pelas oficinas artísticas do Projeto Arte enCena. Esta é uma delas, criação da Oficina de Teatro.
A encenação é um grito de consciência sobre o universo das questões relacionadas à negritude e aos preconceitos que são marcantes em um país onde a cada 23 minutos uma pessoa negra é morta.
O grupo traz à luz elementos cênicos em movimento, vivos, com trechos de oito peças que fazem parte do livro Dramaturgia Negra: Farinha com açúcar, Esperando Zumbi, Vaga Carne, Quando eu morrer vou contar tudo a Deus, Carne Viva, O pequeno príncipe preto, Cartas para Madame Satã e buraquinhos. O livro Dramaturgia Negra é uma coletânea da FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) realizada em 2018, que traz 16 dramaturgas e dramaturgos negros brasileiros em plena produção.
Ao longo da apresentação, os trechos são entremeados por poesias de Mirelle Alves, integrante do elenco e organizadora do Slam ITA, que acontece em Ilhabela.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO de 11/11 a 17/12