Fotos: Paulo Stefani / PMI
Legenda: Audiência da LOA 2023 na Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio
A Prefeitura de Ilhabela segue com as audiências da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, nesta segunda (19) e quarta-feira (21), na E.M. Waldemar Belisário (Itaguassu) e auditório do Paço Municipal respectivamente.
Na sexta-feira (16), a audiência da LOA foi realizada na Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio, no bairro da Água Branca. O prefeito Toninho Colucci esteve presente na reunião e apresentou os investimentos em andamento e previstos para 2023, para a região da Água Branca, Cocaia, Reino, Green Park e Perequê, em especial nas áreas de Educação e Saúde.
“Entregamos no mês de agosto a Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio, uma nova opção de ensino para as famílias de Ilhabela. Já está em andamento a construção da nova escola municipal do Green Park com 16 salas de aula. Em janeiro, o prédio da Etec de Ilhabela também será entregue. Investimentos na Educação mostram que o discurso feito na campanha se concretiza, porque acreditamos que a Educação é instrumento de transformação da sociedade”, destacou Colucci.
Já na área da saúde, a região contará com a construção da nova UBS do Perequê (já em andamento) e as ampliações da UBS da Água Branca e da Academia da Saúde. “A nova UBS do Perequê terá duas equipes de saúde da família, ampliando a cobertura de atendimento naquela região. Além disso, vamos ampliar a unidade de saúde da Água Branca, com investimento de R$ 3,5 milhões e a Academia da Saúde com investimento de R$ 2,5 milhões, com direito a piscina aquecida”, salientou.
Outros investimentos também ganharam destaque na audiência, como a inauguração do Centro de Triagem, marcada para esta quarta-feira (21); a reforma e cobertura da quadra da Água Branca e a modernização do Galpão das Artes, na Cocaia, com obras a serem iniciadas no próximo mês.
LOA
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada anualmente e tem como objetivo estimar a receita e fixar a despesa do próximo exercício financeiro, apontando como o governo vai arrecadar e como irá gastar os recursos públicos dentro das prioridades para o próximo ano. Ela é orientada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA). Dessa forma, podemos dizer que a LDO faz a ligação entre o planejamento, expresso no PPA, e a prática, representada pela LOA.
Até o momento foram realizadas quatro audiências de um total de seis. Todas as reuniões são transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Ilhabela e pelo portal Tribuna do Povo. A última contou com cerca 40 cidadãos acompanhando a transmissão.
“As reuniões são importantes para dar transparência à gestão. “Aqui discutimos como serão investidos os recursos do orçamento da cidade, é fundamental que a população opine”, concluiu a secretária de Gestão Financeira, Fátima Rangel.