A Prefeitura de Ilhabela realizou a penúltima audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA 2023) na segunda-feira (19) na escola municipal Waldemar Belisário, no Itaguassu, com a presença do prefeito Toninho Colucci e seu secretariado. Na ocasião, público e internautas puderam apresentar propostas e tirar dúvidas sobre os investimentos previstos para a elaboração do Orçamento do ano que vem e também acompanhar o desenvolvimento das ações que estão em andamento.
O prefeito destacou que a Lei Orçamentária reflete a prioridade para os investimentos em Educação e Saúde que, juntos, representam quase metade dos investimentos totais. “Essa é uma prioridade que foi anunciada no programa de governo e está sendo colocada em prática”.
Colucci também falou sobre as benfeitorias realizadas especificamente na região dos bairros Itaguassu e Itaquanduba, como a complementação rede de esgoto, com a Ordem de Serviço já assinada e previsão de início das obras na próxima semana. “Em 12 meses, 350 residências serão atendidas com serviços de coleta de esgotos, O investimento é de R$ 6 milhões”, salientou.
O prefeito apresentou ainda dados da reforma e ampliação da UBS Itaquanduba, que terá capacidade dobrada de atendimento à população; ressaltou a criação de mais duas escolas para o bairro, com 10 salas de aula cada, sala de informática, pátio coberto e refeitório. De acordo com Colucci, uma quadra coberta também será construída para atender às duas novas escolas. Foi confirmada também a construção do novo Centro Cultural junto com um Ponto de Entrega Voluntária – PEV.
A comunidade fez perguntas e tirou dúvidas sobre investimentos nas mais diversas áreas. Uma das sugestões foi inserir aulas de tênis de mesa nas escolinhas municipais de Esportes.
Mais benfeitorias
Foram apresentadas outras benfeitorias que impactam toda a sociedade de Ilhabela, como a entrega das novas instalações do Centro de Triagem, prevista para esta quarta-feira (21), a operação tapa buraco, que também está em andamento em diversas vias do município, modernização da infraestrutura e dos equipamentos das 38 escolas existentes na cidade, o sucesso da nova escola cívico municipal, que possui 250 alunos e já conta com quase o mesmo número de estudantes na fila de espera para o ano letivo de 2023. Na área de Cultura e Turismo, também foram destacados os números do Museu Náutico de Ilhabela, que em apenas dois meses de funcionamento já recebeu cerca de 20 mil visitas e um dado recente da atividade turística deste ano, que até 31 de agosto a cidade alcançou a marca de mais de 1,2 milhão de visitantes, 20% a mais do que em 2021.
A última audiência pública para consultas públicas da LOA 2023 está marcada para esta quarta-feira, 21, às 18h30 no Auditório Pasquale Colucci, no Paço Municipal.