Foto: Divulgação/PMI
A Prefeitura de Ilhabela realizou no último dia 31 de julho, a oficina de papel artesanal de bitucas recicladas com os professores de artes da rede municipal de ensino, numa ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e o projeto Poiato Recicla.
A oficina teve início com a apresentação do programa “Ilhabela Sem Bitucas”, feita pela representante da Poiato Recicla, Tatiana Araújo. O projeto é desenvolvido por meio das recolhas de bitucas descartadas nos postos de entrega voluntária e bituqueiras espalhadas pela cidade. Após a recolha, as bitucas são levadas para a sede da empresa que retira todas as toxinas encontradas e transforma as bitucas em massa celulósica. Posteriormente, essa massa é distribuída para a APAE Ilhabela e Fundo Social de Solidariedade, onde são desenvolvidos trabalhos artesanais, de modo a gerar mais uma fonte de renda.
Após a apresentação, a instrutora de artes da APAE Ilhabela, professora Regina Miguel Libarino, mostrou o passo a passo de como usar a massa celulósica das bitucas recicladas e transformar em papel artesanal. Os professores puderam colocar a mão na massa e fazer a prática do papel artesanal com bitucas, além de conhecer vários produtos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos da Apae Ilhabela.
A Secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire, destaca que a proposta é que mensalmente, a Secretaria de Educação receba a massa celulósica das bitucas recicladas e possa trabalhar nas atividades de artes e o desenvolvimento de produtos com os alunos da rede. “Assim esperamos que nossas crianças despertem e conheçam o mundo da reciclagem e os frutos que podemos colher através de ações ambientais efetivas, além de levar a conscientização contra o tabagismo”.