A Prefeitura de Ilhabela realizou nesta semana, a instalação de cinzeiros de bambu e coletores de bituca em diversos pontos da cidade, somando mais de 30 novos pontos de coleta.
A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que coordena o “Projeto Ilhabela sem Bitucas”, da empresa Poiato. Todas as novas instalações foram realizadas na expectativa de atender solicitações de munícipes e simpatizantes adeptos ao projeto, que visa proteger o meio ambiente através da prevenção do descarte inadequado das bitucas, de modo a diminuir o aumento da poluição.
O material coletado é encaminhado para a usina de reciclagem, onde recebe um tratamento para retirar todas as substâncias tóxicas, virando massa de celulose, que retorna para o município sendo transformado em diversos produtos derivados da massa, gerando fonte de renda para a APAE e artesãos do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela.
“Essa é uma cadeia consciente e produtiva que apoiamos em nosso município, sendo fundamental para a preservação, tendo em vista que o descarte inadequado de bitucas é considerado a principal fonte de poluição dos oceanos”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire.
Foram instalados pontos de coleta e cinzeiros de bambu nas praias Sino, Jabaquara, Grande, Itaquanduba, Pequeá, Curral e na praça Santa Tereza, Clube de Malha da Barra Velha, Ginásio Municipal do Itaquanduba, Campo do Portinho, diversos pontos da ciclovia, dentre outros.