Fotos: Divulgação
Legenda: “Casas Caiçaras” em construção na Praia de Castelhanos (Canto da Lagoa e Canto do Ribeirão)
Voltado às famílias caiçaras de baixa renda, a Prefeitura de Ilhabela prossegue com a construção de 31 moradias do projeto “Casa Caiçara”, nas comunidades tradicionais de Ilhabela.
Atualmente, são atendidas pelo projeto as comunidades de Castelhanos (Canto do Ribeirão e Canto da Lagoa), Ilha de Búzios, Praia Mansa, Figueira, Bonete, Fome e outros.
O projeto “Casa Caiçara” é voltado para as famílias caiçaras de baixa renda, propondo a construção aos moradores que se encontram em locais insalubres, com patologias nas estruturas físicas e causando risco aos moradores. As novas moradias têm conceitos de sustentabilidade, conforto térmico e acústico e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida, mental e saúde dos beneficiados.
“Nosso Governo realiza diversos investimentos nas comunidades tradicionais, atendendo o caiçara de todas as regiões, inclusive das ilhas de Búzios e Vitória. Para centralizar os investimentos nas comunidades tradicionais, criamos na reforma administrativa a secretaria de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura para viabilizar ainda mais os investimentos”, destacou o Prefeito Toninho Colucci.
Sobre o Projeto
O Programa “Casa Caiçara” autoriza o Poder Executivo a construir e doar, nas Comunidades Tradicionais, moradias para famílias caiçaras de baixa renda. A contemplação dos moradores no programa ocorre na forma de abertura de processo, validação do Conselho Municipal dos Caiçaras e o rito da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras e pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.