O Galpão das Artes recebe nesta terça-feira (17/5), três sessões do espetáculo “Crioulos”, que mescla temas históricos da negritude, a partir de uma narrativa ficcional. As sessões são às 9h30, 15h e 20h, com entrada gratuita.
Com faixa etária para todos os públicos, o espetáculo “Crioulos”, começa a partir de uma narrativa ficcional. Uma viagem que aborda desde fantasmas da Ku Klux Klan, Gorilas, à temas como os efeitos da segregação racial, pela narrativa e ótica do personagem – Crioulo – um jovem que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos num conflito racial. Com situações cômicas, ácidas a partir de histórias que revisitam décadas de preconceito, violência, conflitos de raças e identidade, “CRIOULOS” é uma crítica mordaz a respeito das questões raciais, tão presentes nos dias de hoje.
Sucesso de público e crítica, a peça teve estreia antes da Pandemia, abordando justamente as semelhanças entre as lutas da Cultura Negra do Brasil e Estados Unidos.
Usando de linguagens múltiplas como o teatro, dança, música e vídeo projeção, a peça indaga: Como fazer o protagonismo negro acontecer a partir de narrativas originalmente negras? Como fazer essas narrativas serem cada vez mais estruturadas para um alcance maior na cena teatral da cultura e arte do Brasil? Como quebrar qualquer tipo de dependência histórica para que criações sejam fomentadas, e novas subjetividades negras aconteçam?
A encenação de “Crioulos” aborda, a partir dos efeitos causados pelo histórico da segregação instituída em muitos países. A plateia logo no início da peça é convidada a ser segregada entre negros e brancos, como uma viagem no tempo, numa proposta cênica que faz refletir a fundo as consequências da segregação racial no mundo contemporâneo.
Programe-se:
Espetáculo Teatral “Crioulos”
Dia: Terça-feira – 17 de maio
Sessões: 9h30, 15h e 20h
Local: Galpão das Artes – Rua da Cocaia, 720, bairro Cocaia.
ENTRADA GRATUITA