Fotos: Silas Azocar/PMI
Ilhabela mais uma vez é destaque no cenário nacional e internacional do turismo, desta vez na 8ª edição da WTM Latin America 2022, o maior evento da indústria de viagens e turismo da América Latina, realizado de 5 a 7 de março, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
O estande de Ilhabela no evento, idealizado pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, estava logo na entrada da exposição e apresentou aos milhares de operadores e agentes de viagens, os principais atrativos do arquipélago.
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve presente na WTM Latin America na última quarta-feira (6/4), onde participou da capacitação sobre a cidade, para 80 agentes de viagem, e aproveitou a ocasião para firmar parcerias no setor, visando fortalecer a união da iniciativa privada e pública.
“A WTM Latin America proporciona a visibilidade do destino. Ilhabela é referência no turismo nacional e com a atual retomada das viagens, deve crescer cada vez mais em todos os segmentos. Orgulho enorme de ser prefeito de Ilhabela e ver o Litoral Paulista ser representando pela nossa cidade, com um estande maravilhoso no evento. Quem não é visto, não é lembrado. Para essa indústria, que é onde geramos nossos empregos, precisamos estar nas principais feiras de turismo do mundo”, destacou o Prefeito, Toninho Colucci.
Em 2021, Ilhabela já ultrapassou em 17% os números de 2020. Para este ano, a projeção é de receber mais de 1,5 milhão visitantes no arquipélago.
“Nosso estande foi um sucesso. Recebemos a visita de muitos agentes e compradores internacionais e fizemos também a capacitação destes profissionais, no objetivo de apresentar os principais atrativos turísticos da cidade. Sem dúvidas, a participação de Ilhabela na WTM Latin America trará um retorno muito positivo para o turismo local em 2022 e 2023”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.
Só neste ano, Ilhabela já participou de importantes feiras, como a Fitur (Feira Internacional de Madrid – Espanha), da Vitrina Turística ANATO (Colômbia) e BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa – Portugal), e se apresentará na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), BTM (Brazil Travel Market), e agora, de 25 a 28 de abril, numa das mais importantes feiras de turismo de cruzeiro do mundo, a Seatrade Cruise Global, realizada em Miami.
O empresário Marcos Cará, que representa uma das principais agências de turismo de Ilhabela, esteve presente no evento e destacou que é de extrema importância a participação da cidade nas feiras de turismo, por conseguir mostrar, num alcance maior, um pouco das belezas da cidade.
“Ilhabela avança de forma positiva no turismo. A cidade é um destino muito desejado, sendo o sonho de consumo de prateleira das operadoras e agências do setor. Esse trabalho de divulgação é muito importante, principalmente com a união do trade turístico. Quero parabenizar a Prefeitura de Ilhabela e a Secretaria de Turismo pelo posicionamento do estande da cidade na feira, bem na entrada do pavilhão. Isso fez toda a diferença no evento. Nos dois dias que participei da feira, consegui realizar mais de 100 atendimentos e tive retornos imediatos com algumas operadoras em fechar contratos e parcerias na comercialização de pacotes turísticos”, destacou Cará.
O Ministro do Turismo, Carlos Brito, também prestigiou o estande de Ilhabela na feira, destacando a importância dos Estados e municípios em promoverem seus destinos. “A WTM Latin America marca a retomada do turismo no Brasil e volta a ser presencial após ficar suspensa pela pandemia de Covid-19. Pude perceber a forte movimentação do setor, com a presença de vários segmentos. Parabéns a todos que buscam a promoção de seus atrativos, alavancando o turismo nacional”, pontuou o Ministro.
A WTM Latin America 2022 reuniu mais de 600 expositores de 50 países diferentes e a média de participação do público atingiu mais de 8 mil visitantes de 50 países e 19 mil profissionais de turismo.
Parcerias
Durante o evento, Ilhabela oficializou a parceria com as cidades de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, para a criação da Rota Verde de Azul, que possui grande potencial turístico e é de extrema importância para o setor, por estar localizada no eixo Rio-São Paulo.
A parceria foi firmada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciane Leite; Fábio Kafka, da Ilhabela Convention & Visitors Bureau de Ilhabela; Marcos Magalhães, secretário de Turismo de Paraty; Sebastian Duffa e Jorge Gomes, do Convention Visitors Bureau de Paraty.
O lançamento da parceria será em Ilhabela, em data a ser confirmada. Já a estreia da parceria com a comercialização da rota para o mercado latino-americano será realizada na Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires – Argentina, de 1 a 4 de outubro deste ano.
Outra importante parceria a ser firmada será entre Ilhabela e a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, com objetivo de se tornarem “cidades irmãs”. Os dois destinos se destacam no turismo de natureza e possuem ofertas complementares. Em breve será agendada uma visita técnica para o estreitamento de relações e definição de ações conjuntas.