Foto: Divulgação/Aloha Spirit
Um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo desembarca em Ilhabela entre os dias 11, 12 e 13 de março, na Praia do Perequê. Na programação, o circuito nacional de esportes de água estará de volta com uma série de novidades, como a clínica de paddleboard, oficinas de yoga, ações ambientais, cinema na praia, entre outras surpresas.
Participarão da competição atletas dos estados do Pará, Sergipe, Ceará, Alagoas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas disputas para as provas de Maratona Aquática (Natação), Canoa Havaiana (Va’a), Stand Up Paddle, Surfski, Paddleboard, Triathlon Waterman e Apneia. Farão parte da prova também atletas internacionais, como é o caso da Argentina, que já confirmou presença com cerca de 50 atletas.
Para os amantes do SUP Race, já está confirmado que o Aloha Spirit Festival será válido como etapa qualificatória do APP World Tour para a América do Sul.
“O Aloha Spirit é um Water Festival. Ele não é da modalidade A ou B, mas é realizado para quem vive a cultura da água, dos esportes aquáticos, assim como nos lugares do mundo que tem isso como estilo de vida, um exemplo é o Havaii”, destaca João Castro, organizador do evento.
A natação por sua vez, terá sua estrutura própria, raia própria, separado das demais modalidades. “Para fazer isso acontecer com competência, ninguém melhor que Igor de Souza, o único brasileiro a fazer a travessia do Canal da Mancha, ida e volta”, conta João. Igor Souza é organizador e diretor técnico de várias competições de águas abertas e um requisitado treinador, principalmente para aqueles que desejam completar grandes desafios.
Na divisão entre Amador e Profissional pela categoria Va’a, a prova promete algo inovador e que não é aplicado em nenhuma prova o Brasil. Todas as faixas de idade conhecidas neste esporte, terão as provas de 10 Km para a amador e a de 25 Km para a categoria Pró (válida para a Copa Brasil de Va’a Surfski). São esperados mais de 100 atletas para estas provas, de vários estados do país. O diretor da prova desta modalidade será o atleta e morador da Ilhabela, o Dennis Simões, que é o atual diretor da modalidade dentro da Confederação Brasileiro de Canoagem – CBCa.
As clínicas esportivas são um dos destaques da programação em terra. Na sexta-feira (11/3), Patrick Winkler (Paddleboard) e Georgia Michelucci (Dança Polinésia) promovem suas clínicas e no sábado e domingo (12 e 13/3), a professora carioca Marcela Carrocino promove as práticas de Yoga. As vagas são gratuitas, porém limitadas. Na programação, ainda em terra, será realizado o “Festival de Cinema Aloha Spirit”, com produções curtas de esportes outdoor.
“Nossos agradecimentos à Prefeitura de Ilhabela, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, especialmente ao secretário Harry Finger, que talvez por ser um atleta, somado à paixão que tem pelo esporte, vem já de início mostrando uma bela entrega para a cidade, fazendo com que os esportes estejam bastante presentes na cidade e para todas as modalidades de ar, terra ou mar”, declara João Castro.
O Aloha Spirit Festival é organizado pela Associação Magna de Desportes, produzido pela Ecooutdoor Sports Business e promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. O evento integra a programação do Verão Ilhabela – Esporte 2022, que contempla uma programação esportiva entre os dias 12 de fevereiro e 13 de março, nas praias do Perequê e Grande.
Sobre o Aloha Spirit Festival
O Aloha Spirit Festival nasceu em Ilhabela no ano de 2009, e desde então é realizado anualmente no município. Em nota, a organização destaca que não haveria melhor lugar para reencontrar todos os amigos e atletas, até simbolicamente falando, do que na Ilhabela.
“Incrível é pensar que ao longo destes anos, Ilhabela sempre foi a etapa com maior número de participantes. São sempre entre 18 e 20 estados brasileiros, são quase dois acompanhantes por atleta, que lotam a ilha com as suas presenças e equipamentos”, finaliza João Castro, organizador do evento.