Foto: Divulgação/PMI
A Prefeitura de Ilhabela informa que continua a atualização e cadastro do passe escolar/cartão estudante para o ano letivo de 2022.
Segundo a Secretaria de Educação, é necessário que os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e ETEC procurem a sua instituição de ensino de 2022 para solicitar o cadastro ou atualização do cartão estudante.
Lembrando que todos os cartões estudante têm validade até o dia 31 de dezembro de cada ano, sendo obrigatória a atualização para o ano seguinte.
Os responsáveis deverão estar munidos de cópias dos documentos do aluno (RG e CPF) e do comprovante de endereço (água, energia elétrica ou telefonia fixa) atualizado e em nome do responsável legal.
Estes documentos deverão ser entregues na escola, onde será informado quando deverão ir à Expresso Fênix para concluir o cadastro ou a atualização. A empresa Expresso Fênix já começou a atender os estudantes desta semana.
Documentos necessários
Os alunos da rede estadual (ensino médio) precisam apresentar cópia do RG e CPF e comprovante de endereço (água, luz ou telefone fixo) com no máximo 90 dias a partir da emissão. Os responsáveis deverão procurar diretamente a Unidade Escolar Estadual munidos dos documentos, aguardar a autorização da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba via SED (Secretaria Escolar Digital) e após retorno positivo, ir até a empresa de ônibus.
Já os alunos da rede municipal (ensino fundamental e EJA) e da ETEC precisam apresentar cópia do RG e CPF e comprovante de endereço (água, luz ou telefone fixo) com no máximo 90 dias a partir da emissão. Caso o comprovante não esteja em nome do aluno ou responsável legal (no caso de menor), serão aceitos quando acompanhado de cópia do contrato de locação; declaração do titular /proprietário com autenticação em cartório; declaração do aluno ou responsável legal (no caso de menor) com assinatura de duas testemunhas e reconhecido em cartório; declaração de matrícula (assinada e carimbada), emitida pela Unidade Escolar indicada no corpo do documento que é destinada para fins de solicitação de passe escolar; e ficha cadastral da empresa de ônibus devidamente preenchida e assinada tanto pelo responsável como pela Unidade Escolar. Os responsáveis dos alunos da rede municipal (ensino fundamental e EJA) deverão procurar diretamente a Unidade Escolar Municipal munidos dos documentos e aguardar a liberação para a ida à empresa de ônibus. Já os responsáveis dos alunos da ETEC deverão procurar diretamente a Secretaria Municipal de Educação munidos dos documentos e aguardar a liberação para a ida à empresa de ônibus.
Regras
Alunos que já possuem cartão mesmo que comum, deverão levar na Expresso Fênix, no momento da atualização ou cadastro. O cartão estudante também tem a função Comum.
A atualização/recadastro dos cartões dos alunos que já fazem o uso do Passe Escolar é anual (com exceção do EJA – semestral) e são exigidos todos os documentos em função de atualização. Os alunos que não realizarem a atualização, não receberão os créditos.
A 1ª via do cartão é gratuita, sem custos, porém, o uso indevido, empréstimo e perda do cartão resultará em advertência e 2ª via do cartão com uma taxa de R$ 30.
Nos períodos de recesso o Cartão Estudante (valor de meia passagem) é bloqueado para o uso, mas o cartão que conta com valores da passagem normal (inteira) não será prejudicado.
As recargas dos créditos são mensais e automáticas, qualquer dúvida ou problema com a recarga, inicialmente procurar a unidade escolar.
Serviço:
– Secretaria Municipal de Educação: Avenida São João, 277, Perequê. O telefone de contato é o (12) 3896-9120 ou presencialmente no Departamento Administrativo e Financeiro, sempre de segunda à sexta-feira das 8h às 17:30.
– Empresa Expresso Fênix: Avenida Tiradentes, 124, Barra Velha. O telefone de contato é o (12) 3895-4252 ou presencialmente no Setor Vale Transporte, sempre de segunda à sexta-feira das 8h15 às 12h e das 13h às 17h.