Fotos: Danrley de Almeida/PMI
O slogan da campanha deste ano é “Autoestima e Prevenção”, chamando a atenção para a prevenção à violência contra mulher
A pandemia do Covid-19 obrigou as mulheres a passarem mais tempo em casa e muitas vezes perto dos seus agressores. Há 15 anos foi criada a Lei Maria da Penha, contudo o isolamento social acendeu o alerta para crimes cometidos dentro de casa.
Por este e outros motivos, a Prefeitura de Ilhabela realizou na quarta-feira (20/10) sessões de palestras voltadas aos profissionais de saúde. Agentes comunitários, dentistas, enfermeiros e outros profissionais receberam os treinamentos “Autocuidado e Prevenção a Violência” e “Lei Maria da Penha”, ministrados pela Delegada Dra Junia Macedo e pelo diretor do hospital Mário Covas Júnior, Henrique Simões.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as palestras foram direcionadas aos profissionais de saúde pelo importante papel deles na atenção, cuidado, prevenção e enfrentamento desse tipo de violência.
“Não temos como pensar em promoção à saúde relacionado ao ‘Outubro Rosa’ sem falar nos casos de violência contra a mulher. Saúde pública pressupõe também garantir qualidade de vida e isso passa pela escuta ativa de nossas equipes para o empoderamento das mulheres que tem sido vítimas dos diversos tipos de violência”, afirmou Henrique Simões, diretor do Hospital Mário Covas.
Para mais informações sobre a programação do “Outubro Rosa” em Ilhabela, acesse: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/outubro-rosa-ilhabela-tera-sala-rosa-para-acolhimento-e-consulta-de-mulheres/
Foto : Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela