Professores da Rede Municipal de Ensino de Ilhabela receberam na tarde desta terça-feira (6), no auditório do Paço Municipal, a palestra da renomada pedagoga Regina Shudo sobre a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e os seus direitos de aprendizagem para a Educação Infantil”.
Promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Editora Barsa – selo Descobrincar – a palestra teve um tom leve e descontraído. A educadora reforçou que a qualidade da alfabetização é influenciada pelas experiências, sendo necessário permitir que as crianças sejam autônomas, lúdicas e capazes de se expressar criticamente.
Segundo a pedagoga, há consenso entre os pesquisadores de que o curso de desenvolvimento da linguagem é influenciado por fatores determinantes em pelo menos cinco áreas: social, perceptiva, de processamento cognitivo, conceitual e linguística.
Por isso, trabalhar bem os conceitos de oralidade é essencial para o desenvolvimento infantil e à alfabetização, que atualmente é prejudicada pelo uso excessivo de aparelhos tecnológicos. “Um dos maiores atrasos na linguagem hoje é o uso da tela, a tecnologia. A segunda causa são os pais que não participam ativamente do processo educativo e a terceira são os problemas de saúde, principalmente respiratórios”, explicou.
Outro ponto negativo levantado pela educadora do uso excessivo de telas é a redução de massa muscular dos pequenos. “As crianças de até quatro anos hoje estão sem força muscular, estão moles porque passam até oito horas por dia sentadas, quando deveriam este tempo todo brincando, como faziam as gerações anteriores. Por isso a escola tem que influenciar no estímulo às brincadeiras, à consciência corporal”, enfatizou.
Durante a apresentação, exercícios de mobilidade e coordenação foram realizados pelos professores no palco, com práticas que podem ser reproduzidas em sala de aula e monitoradas pelos educadores.
A palestra ainda abordou os seguintes tópicos:
– Como a BNCC pode contribuir com os avanços da Educação Infantil;
– Os avanços e conquistas da BNCC e os currículos municipais;
– A perspectiva de avanços em função da BNCC;
– As contribuições das Indicações Curriculares da Itália em relação aos Campos de Experiências;
– Como assegurar os direitos das crianças previsto na BNCC;
– Quais as implicações pedagógicas em relação a garantia dos direitos de aprendizagem;
– Refletir sobre os Direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar-se e Conhecer-se.
Regina Shudo
Pedagoga, atua há 38 anos na área educacional. Foi professora, coordenadora e diretora em instituições de ensino. Atuou com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atualmente dedica-se a contribuir com a formação do professor, ministrando cursos e palestras, principalmente para educadores que atuam na área pública. É autora de livros infantis e diretora da Amaná Educacional, empresa de consultoria e assessoria pedagógica.