A revolução digital é uma realidade nas escolas da rede municipal de ensino de Ilhabela. A união do digital ao ensino tradicional teve início com a plataforma educacional e administrativa E-duca Ilhabela, sendo posteriormente acrescidos outros equipamentos para o auxílio do ensino, como as mesinhas digitais na Educação Infantil e os Chromebooks no Ensino Fundamental I e II.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, explica que a revolução digital veio para complementar o ensino tradicional e preparar os alunos para fazerem parte de uma sociedade mais tecnológica. “O bom uso desses equipamentos estimula a criatividade dos alunos e desperta mais interesse pelas aulas. O mundo tem avançado muito na questão tecnológica e a educação deve acompanhar esse ritmo, sendo mais dinâmica”, destacou.
Além de elevar a qualidade da internet nas escolas, o programa implementou plataformas administrativas e pedagógicas, lousas digitais e o Sistema de Tecnologia Assistiva para alunos das salas de Atendimento Municipal de Educação Especial e Inclusiva (AMEEI).
Segundo a coordenadora pedagógica, Natali Doria, as mesinhas digitais interativas são uma realidade na rotina pedagógica hoje. “Com esse equipamento, as crianças têm acesso a um universo de jogos interativos pedagógicos que vem a somar com o trabalho realizado em sala de aula”, frisou.
Para os estudantes do Fundamental I e II, foram disponibilizados 32 laboratórios móveis de informática, equipados com Chromebooks para os alunos e notebooks para os professores. A aluna Sophia Isabelly Carmo, 11, aprova a iniciativa. “Eu tenho conseguido aprender bem e espero que as aulas sejam cada vez mais divertidas e que a gente aprenda cada vez mais. Normalmente pagam curso para aprender essas coisas e aqui a gente aprende de graça”, finalizou.