A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última sexta-feira (8), na Escola Municipal de Castelhanos, a primeira formatura da série de conclusão do Ensino Infantil e Fundamental I (5° ano) e II (9° ano) das escolas das Comunidades Tradicionais do arquipélago.
As cerimônias ocorrem simultaneamente às demais formaturas das unidades escolares localizadas na área urbana do município. Onze alunos da escola de Castelhanos e também da E.M João Antônio César (Praia Mansa), receberam seus diplomas e darão início, em 2024, a uma nova fase em suas vidas.
“Graças a ajuda de todos foi possível proporcionar momentos de confraternização e diversão”, disse a diretora das Comunidades Tradicionais, Shirley Martins. Segundo ela, são 60 alunos ao todo, sendo 12 do Ensino Médio, na Baía que abrange as praias de Castelhanos, Mansa, Vermelha, Figueira, Saco do Sombrio, Canto do Ribeirão do Gato e Canto da Lagoa.
De acordo com a secretária de Educação, Lídia Sarmento, “temos Ensino Médio em Castelhanos e também nas Comunidades do Bonete e Serraria, mas os alunos têm aulas ministradas por professores contratados pelo Estado. Participamos fornecendo o espaço físico, alimentação escolar, alojamento e transporte para os professores”.
Para a professora do Ensino Infantil, Stefany Sales, 2023 foi um ano bom e muito revelador. “Estou feliz de ter iniciado a vida escolar das crianças e a minha carreira junto com elas, respeitando o modo de vida e também trazendo coisas diferentes da realidade daqui”, disse.
Os três filhos de Alaide Rafael de Souza, 60 anos, se formaram na Praia Mansa, e um dos netos também. “Tenho outra neta estudando e a caçula começa no ano que vem. Antigamente a gente não tinha isso. Poder estudar na sua própria comunidade é muito bom”, contou.
Durante esta semana, mais formaturas estão sendo realizadas nas comunidades tradicionais: Ilha de Vitória, Ilha de Búzios, Serraria, Praia da Fome e Bonete.
Ao todo, são 133 alunos nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental, e outras 30 no Ensino Médio.