O Projeto Viva Leve “Kids e Teens” teve seu último encontro de 2023 no último dia 20, contando com a participação de pais e filhos. Após duas edições com adultos, o programa da Secretaria de Saúde de Ilhabela abriu uma edição apenas para crianças e adolescentes, para incentivar o combate à obesidade e adoção de hábitos de uma vida mais saudável também nos pequenos.
A primeira atividade da confraternização foi um futebol em duplas, onde cada criança jogou de mão dada com o pai ou mãe. A regra era que os adultos não podiam soltar as mãos das crianças e que somente as crianças poderiam fazer gol. Foi um momento de muita descontração, correria e interação entre pais e filhos.
Sandro Matos, pai de um dos alunos, está muito feliz com o progresso do filho neste ano. “O Luca está integrado em diversas atividades da Prefeitura, mas temos um carinho diferente por esse projeto. Ele está muito mais disposto desde que começou, se alimentando melhor e aprendendo muito sobre o que é certo ou errado para a sua saúde.”, completa.
A aluna Ana Sofia também teve uma transformação significativa em sua rotina. “A Ana não tinha muitas atividades quando retornava da escola, o que causava timidez e ansiedade. Com o projeto ela fez amigos, começou a se alimentar melhor, ficou mais feliz e ativa. Foi muito bom para ela, é um programa muito bom!”, conta Patrícia Fernandes, mãe de Ana.
Em seguida, as crianças propuseram uma queimada, crianças x adultos. Todos brincaram com muita alegria. Ao final da atividade, foram distribuídos presentes para as crianças do projeto, como incentivo à prática esportiva de verão. Foram entregues bolas e raquetes de frescobol, esporte leve e divertido, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades.
Também foi oferecido um lanche dentro dos padrões do Projeto Viva Leve, elaborado pela nutricionista Júnia Toscano de Brito. O lanche continha muitas frutas, sucos naturais e lanches saudáveis.
A secretária de Saúde de Ilhabela, Drª Lúcia Reale Colucci, parabenizou a perseverança dos alunos do Projeto Viva Leve. “Estamos muito orgulhosos do trabalho que vem sendo realizado pelo projeto. As crianças estão mostrando muita determinação e disciplina. Isso é fundamental para que alcancem seus objetivos”, disse.
As atividades do Projeto Viva Leve retornam em 5 de fevereiro de 2024. Para mais informações sobre as próximas edições, os interessados devem a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou conversar com seu Agente Comunitário de Saúde