A Prefeitura de Ilhabela deu início nesta quarta-feira (1), no Centro Cultural da Vila, à Feira Literária de Ilhabela (FLAI). O evento prossegue até este domingo (5) com diversas atividades como lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas, palestras, rodas de conversa, teatro e concurso de poesia.
A FLAI é um importante evento cultural que já se consolidou no calendário do arquipélago e tem como objetivo estimular o hábito da leitura e a valorização da cultura local. Além das diversas opções de entretenimento e atividades artísticas, o evento oferece livros a preços populares e a oportunidade dos fãs conhecerem pessoalmente os escritores que participam da feira.
A Primeira-Dama e Secretária de Saúde, Lúcia Reale, lembrou que o incentivo à educação sempre foi um dos principais objetivos do Prefeito Toninho Colucci. “A feira era um sonho dele, lá atrás. Não só a feira, mas o universo da leitura. No início nós não tínhamos nem bibliotecas, mas fomos construindo espaços de incentivo à leitura. A gente cresce quando aprende, e nós aprendemos mais lendo. O livro nos faz pensar, nos faz crescer e também nos faz sonhar”, afirmou.
O secretário de Cultura e Presidente da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), Marquinhos Guti, ressaltou o papel das escolas no incentivo ao hábito da leitura e a sua relação com o aprendizado das crianças. “É importante ressaltar que hoje todas as novas escolas estão vindo com bibliotecas e investimos R$ 350 mil só em livros para as escolas e bibliotecas da cidade. Essa parceria com a Educação é fundamental e por isso sempre trabalhamos em conjunto”.
Lídia Sarmento, secretária de Educação, destacou que, “sempre temos em nossas escolas um cantinho da leitura, para incentivar desde cedo. Quanto mais a gente lê, mais fácil é a interpretação de textos. A leitura também nos leva a outros mundos, outras histórias de vida. E é na feira que temos a oportunidade de trazer nossos alunos para se encantarem ainda mais com esse mundo da literatura. Por isso, agradeço muito a todos da Secretaria de Cultura por essa oportunidade”.
Logo após a abertura, a Orquestra Popular de Ilhabela realizou uma bela apresentação, encantando o público presente, principalmente as crianças, que aproveitaram para dançar ao som das músicas instrumentais.
Também participaram da cerimônia, autoridades locais, integrantes da sociedade civil e organizada, amantes da leitura e alunos das escolas municipais Maria Leonor Marques Fazzini, Carolina Moraes Silva e Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira.