Os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Ilhabela tiveram a oportunidade de se aprofundar no tema da valorização da cultura afro-brasileira durante os meses de outubro e novembro. O projeto Dia da Consciência Negra destacou as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro, culminando em diversas apresentações de respeito à diversidade cultural e racial no dia 14 de novembro.
Durante os dois meses de trabalhos educativos, as crianças entraram em contato com danças e músicas de valorização da cultura afro-brasileira, além de brincadeiras e exposições de animais africanos e figurinos típicos dos povos da África.
De acordo com o projeto, as escolas devem preparar os estudantes desde cedo para adquirirem uma consciência crítica com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial, destacando a importância dos povos negros na construção da identidade do povo brasileiro.
Além disso, a iniciativa leva em consideração a Lei nº 10.639/03, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar na educação básica e o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como no Plano Nacional de Educação (PNE).
Afrobetizar
Além dos alunos, os professores também passaram por oficinas do projeto “Afrobetizar”, que tem entre os objetivos a capacitação dos educadores a respeito dos temas e saberes da cultura afro-brasileira, visando potencializar a multiplicação do respeito e valorização da diversidade étnica brasileira entre os professores da Rede Municipal de Ensino.
Os encontros com professores ocorreram durante o ano de 2023 e promoveram reflexões a respeito da cultura afro-brasileira do ponto vista histórico e social.