A Câmara de Ilhabela concedeu Moção de Louvor, durante Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (07/12), à Delegacia de Polícia Civil do município, pelos relevantes serviços prestados a sociedade.
A honraria foi oferecida pelo vereador Raul Cordeiro (Raul da Habitação), que entregou o certificado ao órgão de segurança pública, na ocasião representado pelo Delegado Diogo Ribeiro Daiello e pelo Delegado Seccional de Polícia, José Vinciprova Sobrinho.
O vereador ressaltou que entre os funcionários da Delegacia estão policiais plantonistas, investigadores, escrivães e o delegado, sendo estes funcionários de carreira; e ainda conta com outros 16 colaboradores cedidos pela municipalidade, que ajudam com as demandas do dia a dia. Apesar da falta evidente de servidores, a Delegacia de Polícia Civil de Ilhabela registra, em média, 40 atendimentos por dia, entre expediente, flagrantes, prisões, ocorrências, atendimentos às vítimas, trabalhos administrativos e emissão de Registro Geral (RG). De acordo com Raul, o fato é que esses servidores são um dos responsáveis pela manutenção de ordem na cidade, bem como do combate à criminalidade. Eles são os encarregados de instauração de inquéritos, relatórios, lançamentos de dados ao Estado, além de escolta de detentos, divididos em escalas, plantões e revezamentos.
Para o parlamentar é necessária a valorização desses profissionais, que solucionam quase cem por cento dos crimes no Estado. Também são necessários investimentos para que possam trabalhar e atender a população com dignidade. Mesmo com todas as dificuldades, Raul relatou que a Polícia Civil já registrou o número impressionante de 379 inquéritos policiais instaurados até novembro de 2021, além de 138 inquéritos registrados no Cartório de Defesa da Mulher. Eles também foram os responsáveis pela diminuição nos casos de roubos e furtos, em comparação com o mesmo período do ano passado.